m homem assina um contrato. Ele utiliza dinheiro emprestado da esposa para comprar uma pequena fábrica de couro, junto com um sócio. O homem é Carl Johann Freudenberg e a data é 9 de fevereiro de 1849. Na época, ele não poderia imaginar que sua empresa se transformaria nos próximos 175 anos em um grupo global de tecnologia, com 52 mil funcionários em cerca de 60 países e vendas de cerca de € 12 bilhões, apesar de crises, guerras e desafios econômicos. O Grupo Freudenberg atua em cerca de 40 segmentos de mercado. Por exemplo, seus produtos, soluções e serviços garantem que o ar nos ambientes seja mais limpo, os carros possam dirigir e as feridas cicatrizem mais rapidamente. “175 anos é um aniversário muito especial para a empresa, um motivo para olhar para trás e refletir, mas também para olhar para frente”, diz o CEO Dr. Mohsen Sohi. “O que torna a empresa tão bem-sucedida é uma mistura de adaptabilidade e tradição, aliada ao poder inovador. Os últimos 175 anos representam uma história industrial que se estende por três séculos, impulsionada por valores e conduta responsável.”
O chanceler federal Olaf Scholz também parabenizou a empresa: “A Freudenberg é uma das ‘campeãs ocultas’ da Alemanha, com uma longa tradição e considerável poder inovador. A Freudenberg é uma empresa que continuou a se desenvolver e reagiu à mudança com determinação. Precisamos de todas essas características em um país que enfrenta uma tremenda mudança. Meus sinceros Parabéns!”
Apesar da adaptabilidade, a ação empreendedora da Freudenberg é baseada em valores firmes. “Apesar de todas as mudanças, continuamos trabalhando com base no sistema de valores que remonta ao nosso fundador Carl Johann Freudenberg”, diz Martin Wentzler, Chairman of the Board of Partners of Freudenberg & Co. Kommanditgesellschaft e Chairman of the Supervisory Board of Freudenberg SE. “A empresa tem prioridade sobre os interesses da família. Isso sempre foi verdade nos últimos 175 anos, continua valendo até hoje e baliza as nossas ações”. Até os dias atuais, a empresa ainda é a prioridade da família, na forma dos cerca de seus 370 sócios.
Inovações e orientação internacional
As inovações têm sido um tema recorrente na história da companhia – desde o tratamento de couro e o desenvolvimento do retentor Simmerring até soluções sofisticadas e de alta tecnologia de vedação e controle de vibração, baterias e células de combustível, têxteis industriais, filtros, produtos de limpeza altamente avançados, especialidades químicas e dispositivos médicos. Alta qualidade, confiabilidade, parceria com clientes e finanças sólidas têm sido os pilares das atividades da Freudenberg ao longo de seus 175 anos de história.
A orientação internacional do Grupo Freudenberg é outro fator de sucesso. Em 1849, a Freudenberg já mantinha contatos comerciais com os Estados Unidos, a França, o Reino Unido e a Turquia. Atualmente, a Freudenberg é um grupo global representado em cerca de 60 países e atuante em todo o mundo.
Sucesso por meio da transformação
Desde a sua fundação, o Grupo tem sido bem-sucedido graças à transformação. Em seus princípios empresariais, Carl Johann
Freudenberg afirmou que a abertura à mudança era um fator-chave para o sucesso empresarial. Hoje, a empresa oferece aos seus clientes soluções e respostas para os problemas e perguntas do futuro, por exemplo, ajudando a moldar a transição energética com componentes-chave para células de combustível e unidades de eletrólise necessárias para a produção de hidrogênio verde. A Freudenberg fornece esses componentes para clientes em todo o mundo: fabricantes de células de combustível para diversas aplicações, incluindo caminhões pesados, empilhadeiras, navios de cruzeiro e veículos comerciais.
Aproximadamente 52.000 funcionários de cerca de 150 países estão trabalhando todos os dias para garantir que a história de sucesso da Freudenberg continue sendo uma história de inovação. Eles estão trabalhando juntos em projetos internacionais com equipes caracterizadas pela diversidade. Trabalhando com previsão, eles moldam a sustentabilidade futura por meio de processos eficientes e cada vez mais digitalizados, produtos que conservam recursos e serviços sofisticados. A abertura à mudança e a visão empreendedora fazem parte do DNA da Freudenberg desde que a empresa foi fundada por Carl Johann Freudenberg, em 1849.