Importante nos motores turbo, injeção direta de combustível está presente no motor
Propulsor é resultado da evolução no downsizing. Com menor cilindrada, desenvolve até 185 cavalos de potência e elevado torque
Redação Novo Meio
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Uma das principais novidades da Nova Fiat Toro está debaixo do capô: a picape estreia o motor Turbo 270, que gera até 185 cavalos de potência máxima a 5.750 rpm e torque máximo de 270 Nm a 1.750 rpm quando abastecido com etanol. Com gasolina, a potência é de 180 cv no mesmo regime de rotações, assim como o torque.
A Fiat conta que, atendendo a requisitos globais de mercado e produzido no Polo Automotivo de Betim (MG), o motor Turbo 270 é resultado da grande evolução no downsizing em propulsores, com menor cilindrada e elevados desempenho e potência. Além disso, ele oferece mais rapidez nas retomadas com a atuação do turbo a partir dos 1.500 rpm, garantindo condução segura e prazerosa.
O motor é equipado com a tecnologia MultiAir III da Stellantis, já presente em outros propulsores de excelente performance. O sistema eletro-hidráulico permite o controle totalmente flexível da duração e da elevação das válvulas de admissão, além do controle de carga do motor sem gerar perdas de bombeamento e contribuindo para reduzir o consumo de combustível do motor em operações de baixa e média carga.
O MultiAir III também dispõe do controle das válvulas ainda mais flexível. O novo perfil de came com pré-levantamento permite a abertura das válvulas de aspiração durante a fase de escapamento, visando à realização do EGR interno, com redução dos óxidos de nitrogênio e aumento da eficiência do motor na carga parcial. Além disso, o perfil de levantamento da válvula de admissão do MultiAir III é mais extenso e possibilita gerenciar a taxa de compressão efetiva do motor, mantendo a tendência à detonação sob controle (independente do combustível utilizado). Isso ocorre com o controle do atraso do fechamento da válvula de aspiração, o que reduz a pressão e a temperatura na câmera de combustão, controlando a detonação sem comprometer o avanço de ignição. Assim, como resultado, consegue-se mais eficiência de combustível nas condições de alta carga, quando se deseja desempenho do veículo.
SOBREALIMENTAÇÃO
O motor Turbo 270 também conta com um sistema avançado de sobrealimentação. O turbocompressor de baixa inércia e volume de ar reduzido entre o compressor e o coletor de admissão leva a uma resposta mais rápida do propulsor. O coletor de escapamento integrado reduz o turbo lag e o tempo de aquecimento do motor e do catalisador, favorecendo o tempo de resposta e um menor consumo de combustível junto com uma rápida resposta ao controle de emissões. Com válvula wastegate eletrônica, os propulsores trabalham ainda com um controle refinado da sobrealimentação, garantindo mais confiabilidade e uma dirigibilidade aprimorada.
INJEÇÃO
Equipado com um sistema de combustão inovador para motores de pequena cilindrada unitária, o propulsor utiliza injeção direta de combustível. Este é um item fundamental em motores turbo, porque reduz a temperatura da mistura dentro da câmara de combustão, diminuindo a tendência à detonação e, portanto, aumentando a eficiência da queima com menor consumo de combustível e melhor desempenho.
Outro destaque do sistema é o ângulo dos injetores de combustível. Posicionados quase verticalmente a 23 graus, as emissões são reduzidas graças ao menor contato do spray com a parede do cilindro. Além de favorecer a formação de mistura, esta característica evita o comprometimento do filme de óleo lubrificante na camisa do cilindro. A direção e o tipo do spray, combinados com o fluxo de alta turbulência criado pelo design otimizado dos condutos de aspiração do cabeçote (dois separados por cilindro), proporcionam excelentes velocidade e estabilidade da combustão.
O motor também conta com tecnologias para reduzir o tempo de aquecimento do motor, diminuindo as emissões de gases e o consumo de combustível, especialmente em uso urbano (trajetos curtos). O bloco de alumínio, além de reduzir o peso do propulsor, esquenta mais rápido pela menor resistência à condução de calor. Já o trocador de calor do óleo colabora para diminuir o tempo de aquecimento do motor, transferindo calor da água – que esquenta mais rápido – para o óleo, que, atingindo a temperatura ideal, reduz o atrito do motor. Por outro lado, o trocador também evita que o óleo esquente demais, o que traz confiabilidade ao conjunto.
Outra característica técnica com o mesmo propósito é o termostato elétrico, comandado pela centralina, que faz com que o motor atinja e mantenha sua temperatura ideal de funcionamento com mais velocidade e precisão. Por fim, a corrente de distribuição silenciosa e “for life” reduz o ruído e aumenta a confiabilidade no propulsor por não exigir nenhum tipo de manutenção.
OUTRAS TECNOLOGIAS
Junto ao motor Turbo 270, a nova Fiat Toro chega equipada com diversos recursos que colocam a picape em condição ainda mais vantajosa para a condução fora de estrada:
- Novo E-Locker com TC+
Função similar ao sistema Locker das rodas, porém realizado de forma eletrônica pelo controle eletrônico de estabilidade (ESC). Funciona da seguinte forma: se uma das rodas perder a aderência, o ESC irá frear a roda que está deslizando e, assim, transferir o torque para a outra roda, permitindo sair de determinada situação. Item de série nas versões 4×2.
- Novo sistema ESC Off (4×4 Low)
Nesta atualização, o 4×4 Low está ainda mais robusto para sair de situações de lama e areia. Quando acionado, a função evita que o sistema ESC corte a potência do motor em caso de deslizamento das rodas.
- ABS Off Road
Permite o travamento da roda por breves instantes (uso em caminhos não pavimentados) formando uma cunha de areia ou brita, antes do sistema entrar em ação normal. Sua vantagem é reduzir a distância de parada nesse tipo de piso, no qual a aderência dos pneus é menor.
OPÇÕES DE POWERTRAIN
Para atender a todos os gostos e necessidades de transporte, trabalho ou lazer dos consumidores, além do inédito motor Turbo 270 (nas configurações Endurance, Freedom e Volcano), a Nova Fiat Toro oferece o motor 2.0 16V turbo diesel (MultiJet II), combinado ao sofisticado e eficiente câmbio automático de última geração de 9 marchas nas versões Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e Ultra, sempre com tração 4×4 e capacidade de carga de carga total de uma tonelada.
A picape dispõe também do propulsor flexível EtorQ Evo 1.8 16V na versão de entrada, com 139 cv de potência. Ambos os conjuntos estão atrelados ao câmbio automático de 6 velocidades e à tração 4×2.