Saiba como identificar pivôs e terminais com problema

A Dana, fabricante de pivôs e terminais da marca Spicer, dá dicas importantes para identificar problemas em pivôs e terminais.

Pivôs e terminais são peças que utilizam juntas esféricas em sua construção e existem na maioria dos veículos há mais de 70 anos. São peças onde uma esfera de aço de alta precisão é colocada em um suporte fundido e o pino é colocado junto a esfera através de um processo especial de solda.

O pivô de suspensão também pode ser chamado de “pino esférico” ou “articulação” e ligado com as mangueiras do carro. Ele é o componente do sistema que mais sofre com os impactos ocasionados por buracos na pista.

O terminal de suspensão/direção é uma peça bem pequena feita de aço e tem um pino esférico, uma bucha e uma coifa de borracha que facilita a movimentação. Esse tipo de peça fica junto à roda direita ou esquerda do automóvel. A maioria dessas peças tem um formato curvo e já vem com a identificação certa para você acoplar ao veículo.

No interior do terminal também existe um pivô. Ele liga o chassi do automóvel e o sistema de suspensão. Portanto, além de transmitir o movimento do volante para as rodas, o terminal também interfere na suspensão do seu carro.

Ele interfere diretamente na segurança e no funcionamento do automóvel, já que afeta a estabilidade do carro. A peça interliga um tipo de articulação a roda do veículo e assim, permite que o veículo faça curvas ou mudanças de direção.

Todo o processo de fabricação é altamente controlado e permite que a superfície polida da esfera tenha um encaixe perfeito com a superfície esférica do suporte, assegurando que haja contato em toda a superfície entre as partes móveis, o que resulta em movimentos suaves com uma folga mínima.

Para assegurar a durabilidade e eficiência de funcionamento também são usados elastômeros de alta tecnologia na confecção das coifas utilizadas, em lugar da borracha básica. Esses materiais permanecem mais flexíveis sob diferentes temperaturas e ajudam a manter uma ampla gama de movimentos por mais tempo.

Esses materiais resistem ao calor gerado pelo acionamento dos freios e aos perigos ambientais, detritos e líquidos espraiados pelo movimento das rodas.

Graxa

Todas as juntas esféricas têm uma coisa em comum: graxa. A graxa reduz o atrito e o desgaste nas superfícies da esfera e do soquete. Esta graxa é projetada para resistir a pressões extremas, oxidação e prevenir corrosão. O uso de uma graxa de chassi de uso geral ou não certificada não oferece o mesmo nível de proteção que uma graxa certificada.

Atrito

À medida que uma junta se desgasta, o material no encaixe se desgasta com o movimento e a fricção. Como o pino é feito de aço endurecido, é o soquete que desgasta. Quando o soquete se desgasta, o pino agora pode se mover. Essa folga pode criar jogo lateral (lado a lado) ou axial (para cima e para baixo). Para algumas juntas esféricas, o método de inspeção pode envolver a remoção da junta e o uso de uma chave de torque de “escama de peixe” para medir a quantidade de resistência no pino.

Se a junta tiver muito atrito, a direção pode ter uma sensação diferente e a direção pode não retornar ao centro como antes. Se uma junta esférica tiver pouco atrito, a sensação da direção pode parecer muito leve ou o veículo pode parecer instável.

Coifas e vedações

Os materiais usados ​​para fabricar coifas e vedações foram aprimorados e os novos materiais podem durar mais em condições extremas, tendo a mesma amplitude de movimento, além de vedar melhor e reter a graxa por mais tempo.

Se os componentes de borracha estiverem rasgados ou danificados umidade e contaminação podem entrar na junta.

Inspeção

Para verificar um componente que utiliza uma junta esférica, coloque um macaco ou suporte sob o braço de controle inferior para suportar o peso do veículo. Anexe um relógio comparador ao braço de controle inferior e coloque o seletor na posição vertical para medir o desvio axial na junta de direção.

Nesse sentido, vale destacar que trocar o pivô de suspensão é uma atitude que deve ser tomada sempre que a coifa estiver rasgada ou com folga. Essa condição de desgaste ou dano colabora para a perda da lubrificação do material e abre passagem para o contato com elementos externos. Além disso, qualquer nível de folga pode comprometer a dirigibilidade do veículo. Para isso, basta lembrar que o pivô faz a ligação entre as rodas e a parte fixa do automóvel.

Em casos onde a suspensão apresenta barulho ou desgaste irregular dos pneus também é recomendada a troca do pivô. Por isso, quando a trepidação surgir, antes de mandar balancear as rodas, convém fazer uma revisão na suspensão do carro.

Cuidados na instalação do novo componente

Nunca permita que uma chave de impacto gire o pino na junta. Isso pode danificar a junta ao aquecê-la devido ao atrito. O calor e o movimento podem danificar uma junta de plástico dentro do pivô ou terminal.

Mesmo se a junta for metal contra metal, a rotação rápida pode deslocar a graxa. É por isso que as montadoras e fornecedores de chassis de reposição têm cabeças de parafuso minúsculas ou cabeças Allen recuadas para segurar o pino enquanto a porca é apertada. A desatenção ou negligência em usar o procedimento correto resultará em um fixador quebrado ou uma junta solta que pode danificar a peça.

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