Evolução do sistema de direção e diferença entre os modelos

Sindirepa

O sistema de direção está cada vez mais complexo. Os principais tipos de direção veicular são mecânica, hidráulica, elétrica e eletro-hidráulica. A direção mecânica era muito utilizada nos carros mais antigos e, ainda, é usada nos veículos mais populares, sendo composta por coluna, caixa, barras ou braços e terminais de direção. Mais robusto, o sistema funciona de forma simplificada – virando o volante, o movimento é transferido para a caixa de direção por meio da coluna para então a rotação ser convertida e passada para os braços, que controlam as rodas. “A direção mecânica conta com a vantagem de não apresentar grandes defeitos e ter custo menor de manutenção, no entanto é bem menos confortável para o motorista, principalmente em manobras”, explica Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

No sistema de direção hidráulica, o esforço para o motorista girar o volante é bem menor no que na mecânica. No entanto, além das peças da direção mecânica, conta com bomba hidráulica, fluido, tubulações, válvula de rotação e reservatório e é o motor do carro que movimenta a bomba hidráulica. “esse sistema exige bem menos esforço para efetuar manobras, mas, em contrapartida, podem ocorrer vazamentos de fluidos com o passar do tempo”, comenta. Já na elétrica, não há bomba e fluido, mas sensores para identificar o posicionamento do volante, rodas, força e velocidade e um motor elétrico acoplado à coluna de direção. “Também traz mais conforto para dirigir, por&eacut e;m o gasto com a manutenção pode ser maior do que no sistema mecânico”, adverte.

Semelhante à direção hidráulica, com algumas melhorias, a eletro-hidráulica possui um motor elétrico independente que movimenta a bomba e pressuriza o fluido. Apesar de proporcionar direç&atil de;o suave, o custo de manutenção também costuma ser maior.

Seja qual for o tipo de direção, a recomendação é fazer revisões periódicas para garantir a segurança no trânsito e evitar acidentes. “Fique atento também há alguns sinais que podem indicar problemas no sistema de direção, como trepidação, barulho e folgas no volante e, no caso dos modelos hidráulicos, se não há vazamentos”, conclui.

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