Movimento ratifica chegada das gigantes da inovação no setor automotivo e esforço das montadoras tradicionais em se tornarem ‘fornecedores de mobilidade’
Lucas Torres
[email protected]
Mudanças de paradigma no conceito de mobilidade e a projeção da substituição da visão do carro como posse para uma abordagem que passa a enxerga-lo como parte de um grande ecossistema de serviços de locomoção têm motivado as maiores e mais tradicionais marcas do setor automotivo a se reinventarem.
Ainda conhecidas como ‘montadoras’ – conceito que as posiciona como ‘simples fabricantes de veículos’ –, essas empresas têm investido bilhões em tecnologia e relações públicas na tentativa de pivotar seus negócios e passarem a ser reconhecidas como provedoras de mobilidade.
Dentro deste contexto estão incluídos gigantes da indústria como o Grupo Volkswagen, transnacional que pretende investir cerca de 27 bilhões de euros em projetos que enfatizem a digitalização automotiva até 2025.
Para tanto, a companhia tem apostado na fundação de diversos braços tecnológicos dentro de suas áreas de operação. A ‘Car.Software’ – empreendimento que reúne as competências de software do grupo e concentra o desenvolvimento de soluções de automação de condução, é a mais recente deles, tendo sido inaugurada em 2020.
Essa migração das ‘montadoras’ para um conceito de operação mais voltado à tecnologia tem provocado um movimento de atração das empresas mais relevantes do segmento de inovação.
De Apple à Xiaomi, essas companhias disputam território para preencher a demanda social por mobilidade mais limpa, dentro da qual a eletrificação da frota mundial é protagonista, e sustentável sob o ponto de vista de um aproveitamento mais equilibrado do espaço urbano, cenário em que conceitos como o carro autônomo e o compartilhamento de veículos ocupam o centro do debate.
No caso da Volkswagen, a parceira escolhida foi a estadunidense Microsoft, a quem a montadora de origem alemã delegou a missão de auxilia-la na criação de automóveis inteligentes, capazes de aprender com as experiências de rodagem e de se comunicar com o ambiente externo – estando prontos para prosperar na era das ‘Cidades Inteligentes’.
Na prática, as empresas vão colaborar para construir uma Plataforma de Condução Automatizada (PCA) baseada na nuvem a partir do Microsoft Azure e alavancar suas capacidades de dados e computação, além de entregar experiências de condução automatizada em escala global ainda mais rapidamente.
Com a PCA sendo executada no Azure, a expectativa é que a Car.Software aumente a eficiência do desenvolvimento de sistemas avançados de assistência ao motorista (SAAM) e funções de Condução Automatizada (CA) para modelos das marcas do Grupo Volkswagen.
“Estamos construindo nossa Plataforma de Condução Automatizada com a Microsoft para simplificar o trabalho de nossos desenvolvedores através de um ambiente de engenharia escalável e baseado em dados. Combinando nossa ampla expertise no desenvolvimento de soluções de condução conectada com o know-how da Microsoft sobre nuvem e engenharia de software, vamos acelerar a entrega de serviços de mobilidade seguros e confortáveis”, afirmou Dirk Hilgenberg, CEO da Car.Software.
A visão da Microsoft para a automação veicular
Em documento divulgado à imprensa logo após o anúncio da parceria, o Grupo Volkswagen enfatizou sua crença no potencial que os veículos de condução automatizada possuem para tornar a mobilidade urbana mais confortável – contribuindo para a melhora da segurança dos passageiros e reduzindo os congestionamentos
Os desafios de construir essas soluções, no entanto, são muitos e demandam capacidades computacionais de grande escala.
“Petabytes de dados obtidos das rodovias e condições meteorológicas, até a detecção de obstáculos e o comportamento dos motoristas precisarão ser gerenciados a cada dia para treinamento, simulação e validação de funções da condução automatizada. Algoritmos de aprendizagem de máquina que aprendem a partir de bilhões de quilômetros percorridos reais e simulados são fundamentais para experiências de condução conectada”, descreveu o documento divulgado pela Car.Sofware.
Dentro deste ambiente de desafios em que, de acordo com a VW, a Microsoft desempenhará papel chave na simplificação da experiência dos desenvolvedores e alavancando os ‘ensinamentos dos quilômetros percorridos’ através de uma base de dados dos veículos do Grupo, assim como dados de simulações.
“Nossa parceria irá ajudar a reduzir esses ciclos de desenvolvimento de meses para semanas e a gerenciar com eficiência esse enorme volume de dados. As empresas começarão a trabalhar imediatamente na Plataforma de Condução Automatizada e irão expandir continuamente o objetivo funcional da plataforma de desenvolvimento”, concluiu o comunicado do Grupo Volkswagen.