Pesquisa revela que SUVs correspondem por 46,8% das vendas de automóveis zero km

A pesquisa mais recente da Mobiauto , apontou que o os “veículos utilitários esportivos”, tradução de Sport Utilities vehicles, representaram quase metade das vendas de automóveis de passeio e comerciais leves zero km . A marca é histórica para o segmento.

Um dos motivos pelo qual os SUVs estão dominando o mercado passa pelo esvaziamento de alguns segmentos, as station wagons (peruas), monovolumes e até alguns sedãs , já não são mais ofertados, até por conta do baixo interesse do público consumidor por esses veículos, dando preferência aos SUVs , que se destacam pela maior altura em relação ao solo e estilo próprio .

A pesquisa foi feita utilizando os acessos dos compradores no portal da Mobiauto e representa os dados obtidos nos primeiros seis meses de 2023, e ainda compara com os números apresentados no primeiro semestre de 2021 e 2022.

Segundo o economista e CEO da Mobiauto, Sant Clair de Castro Jr. , as variações apresentadas em 2021 e 2022 são justificadas pelo período turbulento pós pandemia e por causa da crise no fornecimento de semicondutores, o que forçou a indústria a diminuir a produção em geral, principalmente dos carros mais baratos.

“Funcionava assim: suponha que a Stellantis recebesse um lote de peças. Em vez de usá-las para fazer Fiat Mobi, ela direcionava os componentes à produção de Jeep Commander, exatamente para aproveitar o faturamento de modelos mais caros”, explica Castro Jr.

Se os automóveis de entrada voltaram a ser procurados pelo consumidor de seminovos, os SUVs, preferidos de mais de 40% do público com condições de comprar um carro zero, tiveram o cenário inverso, e o CEO da Mobiauto afirma que a razão para isso são os preços do mercado de usados.

“Os SUV´s zero km estão entre os veículos que mais foram reajustados de 2021 pra cá. Os seminovos acompanharam essa alta e o poder de compra das pessoas ficou comprometido, pois a renda não cresceu na mesma proporção”, esclarece.

O sucesso dos SUVs é inegável, mas eles podem estar começando a criar seus próprios concorrentes. O levantamento da Mobiauto ainda ressalta o crescimento do segmento de picapes . Sendo responsáveis por 7% de média histórica de buscas, esses modelos, que geralmente eram procurados por quem precisava de um veículo de trabalho, estão cada vez mais multiuso, e a procura passou a ser de 10% no primeiro semestre .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *