Período de férias aumenta fluxo nas estradas e reforça importância da revisão da suspensão

Com o aumento do fluxo de veículos nas estradas durante o período de férias, quando são mais comuns as viagens longas, a segurança no trânsito se torna ainda mais essencial e começa com a revisão do veículo para evitar falhas e a quebra de componentes causadas pela falta de manutenção, especialmente do sistema de suspensão, que interfere diretamente na dirigibilidade e no conforto do motorista e dos ocupantes.

A suspensão do veículo é composta por diversos itens, entre eles amortecedores, bandejas, molas, pivôs, barra estabilizadora, coxins, buchas e batentes, que garantem conforto e dirigibilidade ao volante. “Esse sistema absorve os impactos provocados ao trafegar pelas vias, especialmente em trechos esburacados, lombadas e depressões, e está diretamente ligado à dirigibilidade, estabilidade, conforto e segurança dos ocupantes do veículo”, afirma Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata, fabricante de autopeças líder em suspensão.

Sinais de desgaste – “Por isso, o motorista deve ficar atento a barulhos e estalos ao trafegar por vias irregulares, vazamentos de óleo próximos às rodas, desgaste irregular dos pneus e se o veículo está puxando para um dos lados. Além disso, batentes ou coifas danificadas podem comprometer o funcionamento dos amortecedores, encarecendo o custo da manutenção”, explica.

Segundo Leite, além de a inspeção ser realizada periodicamente em todos os componentes da suspensão, ao identificar qualquer sinal de comprometimento do sistema, é necessária a substituição imediata das peças para não colocar em risco a segurança do veículo.

Revisão preventiva ajuda a manter os sistemas do veículo em boas condições – O especialista ressalta que muitas falhas mecânicas ou elétricas podem ser evitadas realizando a manutenção preventiva, por meio de revisões periódicas nos principais sistemas do veículo. Essa prática contribui para uma condução mais segura e ajuda a reduzir a depreciação do automóvel. Além disso, a manutenção preventiva evita danos a outros componentes, tornando o custo de reparo mais acessível quando comparado à manutenção corretiva.

Outro ponto importante é a economia, já que um cronograma de manutenção preventiva proporciona maior previsibilidade dos gastos e contribui para preservar e prolongar a vida útil das peças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *