As pastilhas de freio são itens que sofrem desgaste contínuo porque possuem material de atrito que ao entrar em contato com os discos fazem o veículo desacelerar até parar. São parte do sistema dianteiro do freio de veículos junto com os discos, enquanto as sapatas fazem a mesma função na traseira junto com o tambor.
Itens mais exigidos na frenagem, as pastilhas acabam sendo trocadas com mais frequência que os outros componentes do freio, mas a revisão deve considerar as peças que formam o sistema de freio, como discos, sapatas, tambores, pinça de freio, pino deslizante, servo freio e cilindro mestres, assim como o fluido de freio. “Todos os componentes são importantes para manter a segurança e desempenho na frenagem”, comenta Ana Paola Sartori, gerente da Jurid, fabricante de componentes para freio.
No caso específico das pastilhas de freio, há de se considerar alguns aspectos relacionados ao desgaste, como ruído de metal que acontece quando a chapa metálica começa a encostar no disco, pedal do freio mais baixo ou duro. “Além disso, a redução da eficiência nas frenagens e da resposta da ação ao tocar o pedal que começa a ficar mais lenta”, acrescenta Ana Paola.
Todas essas condições indicam que as pastilhas de freio precisam ser substituídas. Outro ponto importante, além da checagem dos outros itens do freio, é fazer o pré-assentamento das pastilhas que começa na oficina com o mecânico realizando 30 frenagens suaves de 50 km/h ou menos, respeitando o intervalo para que haja o resfriamento dos freios entre uma frenagem e outra.
Concluída essa parte na oficina, o mecânico deve orientar o motorista a manter distância segura do veículo da frente e fazer frenagens suaves nos próximos 300 km rodados para complementar esse processo que é uma medida importante para o bom desempenho do freio, além de evitar problemas nos discos de freio e também nas pastilhas que acabaram de ser instaladas, como ruídos e também o espelhamento do material de atrito.
Por isso, Ana Paola recomenda que a troca das pastilhas seja feita com antecedência da viagem de pelo menos quinze dias para que o assentamento seja executado com segurança antes de pegar estrada com o veículo.
A Jurid tem linha de pastilhas, sapatas, fluidos e lubrificantes para o mercado de reposição que atende a frota circulante de veículos.
Para garantir produtos com alto desempenho e qualidade, a fábrica em Sorocaba-SP possui os mais rígidos processos e certificações internacionais.