A frota circulante de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus no país contabilizou 48 milhões de unidades em 2024, segundo dados da Abipeças e Sindipeças. É um número expressivo, em constante crescimento. No entanto, nem todos os motoristas conhecem os cuidados necessários com o veículo ou entendem de mecânica automotiva.
Nesse cenário, falhas relacionadas ao sistema de freios tendem a passar despercebidas até se tornarem mais evidentes. Um dos sinais mais comuns é o veículo puxar para um dos lados durante a frenagem, comportamento que indica desequilíbrio no sistema e exige atenção imediata.
“Pneus com calibragem desigual ou vias em que um lado apresenta aderência distinta podem fazer com que o veículo se desloque lateralmente ao frear. Além disso, há outros fatores que contribuem para esse comportamento, como falhas no sistema de freio”, afirma Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Fras-le.
Leite ressalta ainda: “Qualquer dano no sistema de freio que resulte em frenagem desigual entre as rodas fará com que o carro puxe para um dos lados, como desgaste de pastilhas e discos, vazamento no circuito hidráulico ou travamento de pinça ou cilindro de roda do freio”.
Outro fator que pode levar o veículo a puxar para um dos lados é o excesso de peso, que intensifica o desequilíbrio do sistema de frenagem, resultando em falta de estabilidade e aumentando o risco de acidentes. Já o desequilíbrio do alinhamento da direção pode causar variações nos ângulos da geometria do veículo e prejudicar a frenagem, gerando desequilíbrio na condução do automóvel.
A recomendação é que, diante de qualquer sinal de anormalidade no sistema de freio do veículo, o motorista procure uma oficina de confiança para diagnóstico adequado e correção do problema.
