Instituto Escola do Mecânico e do Funileiro abre 45 vagas para capacitação gratuita, em parceria com os lubrificantes Mobil

Com a missão de gerar impacto social positivo na vida de jovens, através do conhecimento em mecânica automotiva, o Instituto Escola do Mecânico e do Funileiro — projeto mantido e licenciado pela empresa detentora da marca “Escola do Mecânico” — e os lubrificantes Mobil™, marca líder global em lubrificantes sintéticos e que se destaca entre as mais lembradas pelos profissionais da área, anunciam a criação do programa “Mecânicos do Futuro”, que prevê a oferta gratuita de vagas para cursos de capacitação no setor automobilístico. 

O projeto de impacto social teve início no município de Campinas, e deve expandir sua operação para a cidade de Americana, no mês de novembro, e para São Paulo, Capital, em dezembro. O objetivo da iniciativa é viabilizar oportunidades de conhecimento com foco em geração de renda e inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Inicialmente, serão oferecidas 45 vagas — 15 para cada região contemplada pelo projeto — com prioridade para jovens de 15 a 21 anos.   

Além das habilidades técnicas, as formações do “Mecânicos do Futuro” têm como foco capacitar os jovens para o desenvolvimento do autoconhecimento, tornando aptos para o mundo do trabalho. “É um projeto importante que retrata a união de empresas comprometidas com o crescimento do setor de reparação automotiva, enquanto valoriza o ofício da mecânica e dá oportunidades reais de empregabilidade, beneficiando igualmente toda a cadeia envolvida nesse processo”, explica a idealizadora do programa e fundadora do Instituto, Sandra Nalli. 

Para Marina Teixeira, Coordenadora de Marketing B2C dos lubrificantes Mobil™, a iniciativa se insere em um cenário com alta demanda, tendo em vista que, apenas na cidade de São Paulo, capital paulista, mais de 20% dos jovens entre 15 e 29 anos estão sem emprego e sem perspectiva de capacitação, principalmente pela falta de condições financeiras, segundo demonstra o levantamento da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento. No panorama nacional, considerando apenas a faixa etária de 18 a 24 anos, a taxa de desemprego chega a 16,8% dos jovens — de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. 

“A criação do projeto Mecânicos do Futuro é mais um importante passo da marca Mobil™ em direção ao seu objetivo de mover pessoas e negócios do jeito certo para todos. Infelizmente, em território nacional, temos muitos jovens sem uma perspectiva de carreira, justamente pela falta de oportunidades gratuitas como a que estamos oferecendo em parceria com a Escola do Mecânico. Para nós, anunciar mais um projeto dessa natureza, é motivo de bastante orgulho e representa uma forma de valorizarmos a profissão dos mecânicos, que estão entre os principais parceiros da nossa marca”, enfativa a executiva. 

Entre os critérios avaliados para a seleção dos candidatos está a inscrição no CadÚnico, plataforma de dados que classifica o perfil das famílias de baixa renda, além do interesse em atuar no segmento automotivo, bem como atributos como diversidade de gênero, raça e pessoas com deficiência.  

Após a capacitação, o projeto ainda contribuirá para o encaminhamento imediato dos jovens ao mercado de trabalho, conectando-os junto às empresas/indústrias do segmento via cadastramento no aplicativo Emprega Mecânico, ferramenta 100% gratuita e disponível aos alunos. Desde que foi criado, o app já empregou mais 1,5 mil profissionais e, hoje, conta com mais de 32 mil candidaturas por ano.  

A oferta gratuita de vagas no programa “Mecânicos do Futuro” está alinhada ao pilar de sustentação da Escola do Mecânico — principal fator de influência para o estabelecimento da parceria com os lubrificantes Mobil™ — que consiste em fazer o segmento de reparação automotiva crescer e prosperar, por meio do embasamento na educação, capaz de transformar vidas e histórias. Juntas, as marcas têm o propósito de contribuir para o crescimento da área, promovendo emprego e renda, além de acelerar o mercado de ponta a ponta. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *