Por Lucas Torres [email protected]
No último mês de agosto, a General Motors deu mais um passo na expansão de sua atuação no aftermarket automotivo brasileiro. Por meio da ACDelco, uma das empresas do grupo, a montadora inaugurou operações voltadas à manutenção de automóveis multimarcas por meio de uma nova rede de centros automotivos. A proposta está alinhada com a estratégia da ACDelco de oferecer não apenas peças de reposição para os veículos Chevrolet, mas também para carros de diversas outras montadoras.
Com isso, o braço da GM conhecido no aftermarket nacional pela venda de autopeças e outros componentes automotivos originais passa a oferecer serviços como alinhamento e balanceamento; limpeza do sistema de injeção; manutenção do sistema de suspensão; troca de óleo, filtros e velas; entre outros. Para repercutir o movimento, a reportagem do NovoVarejo Automotivo conversou com exclusividade com Luis Felipe Teixeira, diretor Comercial de Pós-Vendas da GM. Durante a entrevista, o executivo contou que a ACDelco está na reta final da primeira fase do projeto, que consistia na inauguração de 10 centros automotivos. “Nove centros já foram inaugurados e estão localizados na ci dade de São Caetano do Sul, e em municípios do interior e litoral do estado de São Paulo, além de Rio Grande do Sul, Paraná e Rondônia”, afirmou Teixeira, antes de dar detalhes sobre os próximos passos do projeto: “A expectativa da GM é abrir mais 21 unidades no país até o final deste ano, localizadas em diferentes estados, como Pernambuco, Ceará, Espírito Santo e Mato Grosso. A ideia é que a rede de Centros Automotivos ACDelco esteja espalhada por todo o Brasil”, concluiu. Além de detalhar o projeto em sua concepção prática, Teixeira refletiu ainda sobre o seu significado para o posicionamento estratégico da General Motors não apenas no Brasil, mas em diversos países do globo.
NovoVarejo Automotivo – A entrada da GM no campo da reparação veicular multimarcas é um movimento que a empresa já faz em outros países ou é uma estratégia específica para o mercado brasileiro?
Luiz Felipe Teixeira – A General Motors está ampliando seu escopo de negócio por meio da sua divisão ACDelco, com o lançamento de centros automotivos pelo país. Focado em serviços mecânicos em geral para carros usados de várias marcas que se diferenciam pelo uso de peças originais, mão-de-obra especializada e equipamentos de diagnóstico computadorizado de última geração. Esse modelo de negócios também está presente em outros países, como na Colômbia, Austrália e Oriente Médio, mas é customizado conforme as especificidades de cada região. No Brasil, por exemplo, atuamos para atender clientes que procuram por serviços mais acessíveis financeiramente, sem renunciar à qualidade e ao respaldo da montadora, além de também ser um canal de vendas de peças para reparadoras independentes.
NVA – O atual cenário de envelhecimento da frota brasileira foi visto como um fator de oportunidade para a criação de um centro automotivo multimarcas?
LPT – Os Centros Automotivos ACDelco estreiam justamente em um momento em que o segmento de reparação automotiva está aquecido, impulsionado principalmente pelo comércio de seminovos e pelo fato de que muitos consumidores estão optando por investir na manutenção do veículo atual, em vez de comprar um modelo mais novo.
NVA – Como a GM vê hoje a importância das montadoras se posicionarem como empresas multifacetadas, que atuam em diversas pontas e nichos do mercado automotivo?
LPT – Geralmente, os clientes de concessionárias têm o hábito de frequentar as oficinas da própria autorizada, conforme o plano de manutenção programada do fabricante. Já quem adquire um veículo usado de lojistas ou de terceiros costuma realizar reparos mecânicos em estabelecimentos independentes, e o Centro Automotivo ACDelco chega para oferecer ao consumidor um serviço de padrão global atestado em mais de 60 países. Por isso, a GM está expandindo o seu nicho de atuação, justamente para continuar atendendo as necessidades e os desejos dos clientes, criando relacionamentos ainda duradouros e atingindo novos públicos.
NVA – Há hoje no mundo uma discussão em torno do tema ‘Right to Repair’. Agora, com um Centro Automotivo multimarcas, como a GM vê a importância de que as montadoras garantam à reparação independente o acesso a dados e peças para realizar reparos diversos?
LPT – Em um mundo cercado de modernidades, a tecnologia acaba sendo a melhor ferramenta das oficinas. E foi pensando em facilitar e agilizar a vida do reparador independente que a GM disponibiliza o site “Peça Chevrolet”, o primeiro desenvolvido por uma grande fabricante de automóveis a oferecer opção de consulta e compra online de peças. De fácil navegação, o site traz diversas funcionalidades, como o catálogo digital de peças dos principais modelos Chevrolet comercializados no país, nacionais e importados, incluindo modelos já fora de linha. Isso permite ao reparador encontrar rapidamente peças corretas a serem substituídas. No Espaço do Reparador Chevrolet é possível acessar também os manuais do proprietário e técnicos, como o manual de reparação, de identificação e de ferramentas especiais. Além de texto, o canal também possibilita o compartilhamento de imagens. Dessa forma, o reparador pode certificar-se de que está comprando a peça correta. Outro diferencial do site é a garantia das peças, o que reflete em melhor qualidade e credibilidade ao serviço prestado pela oficina.
NVA – Em quais estados a ACDelco pretende inaugurar os seus primeiros Centros Automotivos multimarca? Em quais cidades eles devem estar mais concentrados em um primeiro momento?
LPT – A primeira fase do projeto contempla dez unidades, sendo que nove centros automotivos já foram inaugurados. Estes estão localizados na cidade de São Caetano do Sul, interior e litoral do estado de São Paulo, também no Rio Grande do Sul, Paraná e Rondônia. A expectativa da GM é abrir mais 21 unidades no país até o final deste ano, que estarão localizadas em diferentes estados, como Pernambuco, Ceará, Espírito Santo e Mato Grosso. A ideia é que a rede de Centros Automotivos ACDelco esteja espalhada por todo o Brasil.
NVA – Qual é a importância de a ACDelco já ter uma reputação e um trabalho consolidado no fornecimento de peças de reposição para o início desta operação com os centros automotivos multimarcas?
LPT – A ACDelco é líder global em peças de reposição e serviços automotivos. Está presente no mundo há mais de 100 anos, sendo uma marca referência no segmento de pós-vendas pela qualidade e variedade do seu portfólio, que está passando também por uma expansão e que agora é composto por mais 750 produtos, distribuídos em 18 linhas, entre eles pastilhas de freio, amortecedores, baterias, lubrificantes, velas e filtros, serviços de alinhamento, balanceamento, baterias, check-up, freios, limpeza do sistema de injeção, limpeza do sistema de ar condicionado e ventilação, suspensão e amortecedor, troca de óleo, filtros, velas e palheta do limpador do para-brisas, além da venda de pneus. Toda essa história de liderança global da ACDelco, faz com que os Centros Automotivos já iniciem consolidados no mercado, trazendo confiança ao consumidor pela utilização de um produto consistente.