No dia 18 de fevereiro de 2025, os fabricantes de veículos dos Estados Unidos divulgaram uma proposta legislativa relacionada ao direito de reparar automóveis. Segundo a interpretação das entidades que representam o Aftermarket Automotivo no país, as opiniões citadas nesta proposta contemplam uma pequena fração do mercado de reparos e não são representativas do mercado de reposição automotiva mais amplo. “A indústria aprecia o reconhecimento dos fabricantes de automóveis sobre a necessidade de uma legislação federal para proteger a escolha do consumidor no reparo de veículos e aguarda com expectativa a consideração do Congresso sobre o REPAIR Act, o Ato da Reparação”. Bill Hanvey, presidente e CEO da Auto Care Association, e Paul McCarthy, presidente da MEMA Aftermarket Suppliers, divulgaram a seguinte declaração:
“Estamos felizes em ver que os grupos comerciais que representam os fabricantes de automóveis finalmente admitem o que já sabemos há muito tempo: é necessária a ação do Congresso para garantir que as oficinas independentes e os fabricantes de peças de reposição possam continuar a oferecer aos americanos opções de reparo de veículos de qualidade e acessíveis. Dito isso, esta última proposta parece ser uma tática para adiar e derrotar a legislação pró-consumidor do direito de reparar em todos os níveis.
O Right to Equitable and Professional Auto Industry Repair Act (REPAIR Act) é uma abordagem direta para garantir o acesso seguro e protegido aos dados de reparo e manutenção de veículos. O REPAIR Act, liderado pelo congressista Neal Dunn, é a solução. A proteção da escolha do consumidor e do proprietário de frotas, o acesso garantido aos dados de reparo críticos, um mecanismo federal de aplicação estabeleci – do e a prevenção de monopólios de reparo são realizados por meio do REPAIR Act. Sem ele, o mercado de reposição perde – rá a capacidade de não apenas inovar, mas também de continuar oferecendo aos consumidores opções para manter seus veículos em funcionamento. Aguardamos com expectativa a reintrodução iminente do REPAIR Act e continuaremos a trabalhar com todas as partes que compartilham nosso compromisso com soluções que ofereçam aos proprietários de veículos maior escolha, reparos seguros e preços mais baixos.
NOTA: Historicamente, o mercado de reposição independente tem realizado 80% dos reparos de veículos fora da garantia (Fonte: Auto Care Association/MEMA Aftermarket Suppliers Joint Forecast Model) e esses reparos são geralmente 36% mais baratos do que nos concessionários. Os proprietários de carros valorizam as lojas de reparos independentes por sua confiabilidade, preços razoáveis, mecânicos experientes e boa reputação”. Atualmente, as oficinas de reparo e os fabricantes independentes estão sendo cada vez mais afastados à medida que os fabricantes de equipamentos originais (OEMs) cole – tam terabytes de dados dos veículos de forma sem fio e decidem unilateralmente a quem dar acesso a esses dados e sob quais termos e condições, sem a contribuição dos proprietários dos veículos.
Uma pesquisa independente realizada no ano passa – do demonstrou que 63% das oficinas relataram dificuldades para realizar reparos rotineiros diariamente ou semanalmente devido a restrições de dados. Além disso, 51% das empresas relataram enviar até cinco carros por mês para o concessionário devido a essas restrições. No dia 11 de fevereiro de 2025, a juíza do Tribunal Distrital dos EUA, Denise Casper, rejeit