Fundada em 1949 como uma casa de pneus, a DPaschoal se tornou desde então um símbolo da diversificação de portfólio que hoje se apresenta como tendência no Aftermarket Automotivo brasileiro e, a bem da verdade, em todo o setor de varejo e serviços.
Para compreender melhor essa veia expansionista da empresa que completou 72 anos de vida no último mês de junho, nossa reportagem conversou com seu diretor de operações, Bruno Gomes.
O executivo contou que o esforço contínuo para oferecer uma abordagem 360o na reposição automotiva da DPaschoal parte do entendimento de que, cada vez mais, é preciso entregar conveniência a partir da oferta dos mais diferentes serviços em uma única plataforma.
“Ampliamos a oferta de produtos dos 250 disponíveis anteriormente para mais de 25 mil. No caso dos produtos homologados pela DPaschoal, o consumidor pode adquiri-los e fazer a montagem ou o serviço na própria loja, mantendo as condições de garantia”, relatou Gomes.
O porta-voz da DPaschoal abordou questões muito ligadas às demandas contemporâneas do mundo corporativo, como o investimento contínuo em capacitação e a necessidade de assumir um compromisso real com a pauta da sustentabilidade.
Mais Automotive – Do momento em que foi fundada, em 1949, até os dias atuais, a DPaschoal expandiu significativamente sua área de atuação em termos de portfólio de serviços e produtos oferecidos. Gostaria que você explicasse o processo de ‘agregar novos nichos’ de atuação à empresa. De que maneira vocês prospectam um novo nicho e como se planejam para entregar a ‘qualidade padrão-DPaschoal’ em cada um deles?
Bruno Gomes – A história da DPaschoal é marcada por pioneirismo, inovação e dedicação. Há mais de 110 anos, Miguel Paschoal servia café para seus clientes numa banca no Mercado Municipal de Campinas. Após sua morte, o filho Donato assumiu o comando, construiu outro posto no centro da cidade e o vendeu pouco depois. Com o estoque restante de pneus, ele passou a visitar os pontos de táxi oferecendo sua mercadoria. Esse foi o embrião da DPaschoal, fundada em 1º de junho de 1949 sob o nome fantasia de Casa dos Pneus. Ao final da década de 70, a DPaschoal atingiu a marca de mais 30 lojas. Em 1980, numa rápida expansão, chegou ao Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com a tecnologia cada vez mais acessível e presente no cotidiano, a DPaschoal sempre investiu no desenvolvimento de soluções, sem esquecer do fator humano e do atendimento próximo, características presentes desde a banca de café do senhor Miguel. Hoje, nosso ecossistema se baseia em uma experiência BIO SMART BIO, ou seja, aproveitando a tecnologia e inovação em nossos projetos e processos, sem esquecer a importância das pessoas.
MA – Vocês acreditam que esse modelo de atuação 360o tem se tornado tendência no mercado automotivo? Como exemplo disso existem, por exemplo, as lojas de autopeças que estão passando a instalar acessórios, bem como realizar pequenas reparações por ali mesmo.
BG – Sim, entendemos que há uma tendência em oferecer todos os serviços em uma mesma plataforma. Pensando assim, lançamos um novo e-commerce em junho, onde o consumidor pode fazer todo o processo de compra com maior rapidez, eficiência e segurança. Outra novidade é que o site passa a oferecer peças e pneus para motocicletas e veículos agrícolas. Ampliamos a oferta de produtos de 250, disponíveis anteriormente, para mais de 25 mil. No caso dos produtos homologados pela DPaschoal, o consumidor pode adquiri-los e fazer a montagem, ou o serviço, na própria loja, mantendo as condições de garantia. O atendimento ao cliente é feito por um canal de vendas independente, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. A ideia é dar 100% de atenção ao consumidor, ajudando-o inclusive na entrega de soluções mais ágeis e assertivas. O impulso para a reformulação partiu do nosso DNA, que tem os pilares inovação, tecnologia e inteligência. Sabíamos que, ao oferecer uma plataforma intuitiva e segura aos mais de 5 milhões de clientes da nossa base, conseguiríamos criar uma sinergia melhor para todos que atuam no dia a dia da mobilidade, mecânicos, fornecedores, clientes e lojistas. Vale lembrar que mesmo com o novo site, o nosso compromisso de medir e testar antes de trocar continua, certo? Por isso, o cliente que adquirir um produto ou serviço no nosso site, e ao avaliá-lo, constar que não é necessário, pode efetuar a devolução sem nenhum custo. Ou seja, nossos diferenciais continuam mesmo com a evolução da tecnologia embarcada. Mantivemos a essência e estamos aplicando facilidades ao consumidor que precisa ser bem atendido e com total cordialidade e transparência.
MA – Com 72 anos recém-completados, parece muito claro que a DPaschoal tem na inovação um pilar importante não só de sua história, mas de sua atuação. Quais são os desafios no sentido de ser uma empresa tão tradicional e, ao mesmo tempo, seguir ‘jovem’ e atenta às novas tendências do mercado?
BG – A DPaschoal sempre foi uma empresa inovadora e além do seu tempo. Um exemplo que mostra claramente ocorreu em 1999, quando já tínhamos o conceito de loja móvel, mas percebemos que naquela ocasião a maioria dos clientes ainda preferia ir até as lojas e realizar a manutenção do veículo. Hoje, 13 anos depois, mapeando as principais necessidades dos consumidores e vendo a crescente demanda por serviços delivery, entendemos que é o momento certo para lançar a loja móvel. Ou seja, temos a tradição no sentido de oferecer a confiabilidade que o cliente precisa, mas também temos diversos casos relacionados à inovação. Além disso, acabamos de lançar o novo e-commerce, conforme citei.
MA – Gostaria que você comentasse sobre o Maxxi Training e a visão da empresa para a capacitação do Aftermarket Automotivo como um todo.
BG – O Maxxi Trainning é uma iniciativa da DPaschoal voltada à capacitação dos profissionais do setor automotivo que celebra 10 anos em 2021. No primeiro semestre, novos projetos foram iniciados com o objetivo de oferecer conteúdo de qualidade para um número maior de pessoas. Nesse primeiro semestre do ano, conseguimos superar o número de alunos nas aulas ao vivo presentes em todo ano de 2020. Estamos prevendo um crescimento de 80% na disponibilidade de aulas com os fabricantes atingindo mais de 50 aulas realizadas!
MA – Recentemente vocês foram reconhecidos como uma empresa sustentável, muito em razão do Programa Economia Verde. Qual é a importância dessa temática na atuação de uma empresa nos dias atuais? E, se me permite emendar outra, como criar uma consciência corporativa e setorial em que a falsa contraposição entre sustentabilidade e lucratividade deixe de ser feita?
BG – Mais do que apenas um conceito, o Economia Verde faz parte do DNA da DPaschoal e transformou a maneira de interagir com seus diferentes públicos (fornecedores, colaboradores e clientes) e de fazer negócios. O programa “Economia Verde” auxilia o cliente a economizar na manutenção do seu veículo e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente, gerando um equilíbrio entre o crescimento econômico e a proteção ambiental. Na DPaschoal, usamos os três “R”s – reduzir, reutilizar e reciclar. O investimento em programas de sustentabilidade ambiental e social faz parte do DNA da empresa desde 2007. Outro detalhe interessante é que o cliente sabe para aonde foi a peça inutilizada por meio do Eco Control. Um sistema que envia uma mensagem por SMS sobre informações do descarte ecologicamente correto.
MA – Como empresa que respeita sua história, mas tem na capacidade de olhar para frente uma de suas principais características, quais são as prioridades da DPaschoal, digamos, para os próximos 72 anos?
BG – A nossa maior preocupação sempre foi e continuará sendo com as pessoas. Ajudando no desenvolvimento humano e entregando soluções aos clientes de forma que façam sentido para o seu negócio. Ou contribuindo com o fabricante e o ajudando na produção correta através de algoritmos eficientes e inteligentes.