Consumidor brasileiro observa com cautela expansão dos carros chineses

Claudio Milan

De janeiro a novembro de 2024, foram emplacadas 66,7 mil unidades da marca BYD no Brasil. Em janeiro, eram 4 mil carros por mês, número que dobrou para 8 mil no mês passado, segundo informações da Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores.

Os dados refletem uma realidade que não se restringe apenas a este fabricante de veículos elétricos, que vem se destacando em nosso mercado ao longo de 2024. O fato é que o Brasil experimenta um ‘boom’ de carros chineses – além dos crescentes índices de importações, diversos fabricantes vêm anunciando interesse em produzir seus veículos localmente. Na maior parte dos casos, são montadoras até pouco tempo atrás desconhecidas em nosso mercado interno. A BYD também é exemplo, mas como ela podemos citar a GWM, Neta, GAC, Riddara, entre muitas outras. Como resultado, assistimos a uma escalada nunca antes vista na importação de automóveis da China que, segundo a ANFAVEA, cresceu 299% em 2024, de 32 mil para 105 mil unidades no período de janeiro a novembro deste ano.

Consumidores

Mas, afinal, como os consumidores brasileiros enxergam essas novas marcas e quais as reais perspectivas de consolidação dos carros chineses em nosso mercado interno? Em busca de repostas para perguntas instigantes como estas, a Ipsos realizou um abrangente monitoramento nas mídias sociais e obteve insights bastante interessantes. O estudo analisou mais de 72 mil publicações de redes sociais online no Brasil sobre carros e montadoras chinesas, a imagem das principais marcas e a experiência dos consumidores com os veículos. Segundo o instituto – um dos três maiores do mundo no ramo de pesquisas – os brasileiros demonstram um interesse crescente pelos carros chineses, mas ainda há um caminho a percorrer para conquistar a confiança do consumidor.

“A chegada dos carros chineses ao mercado brasileiro tem gerado um debate intenso nas redes sociais, marcado por uma mistura de curiosidade, expectativas e cautela. A marca BYD é a mais lembrada da categoria pelos consumidores, impulsionada pela instalação de sua primeira fábrica no país”, diz o resumo divulgado pela Ipsos. O monitoramento apurou que “os internautas brasileiros são muito mais observadores e cautelosos quando se trata das marcas chinesas, sobretudo em relação aos elétricos. Há grande nteresse nos carros elétricos chineses, mas muitos preferem esperar até que esses modelos se popularizem no país”. Segundo o estudo da Ipsos, “as redes sociais trazem discussões sobre as mudanças e os impactos no mercado automotivo após a chegada das marcas chinesas. Mas quase um terço das conversas são debates sobre a qualidade dos veículos, que carregam preconceitos e estereótipos ligados à China”. Todas as questões ligadas à relação entre custo e benefício se destacaram nas conversas, incluindo valor de revenda e custos de manutenção. Há também curiosidades sobre o desempenho e a longevidade da bateria.

Como conclusão, o monitoramento detectou que os atributos ‘competitividade’, ‘inovação’ e ‘design’ representam as principais motivações para o interesse dos consumidores pelos carros chineses. Por outro lado, ‘pós-venda’, ‘confiança’ e ‘qualidade’ são barreiras que ainda precisam ser superadas pelos novas marcas asiáticas.

O que mais se fala?

Qualidade: A principal preocupação dos brasileiros é com a qualidade dos veículos chineses, especialmente em relação a desempenho e duração da bateria. Há um histórico de preconceitos e estereótipos ligados à origem chinesa dos produtos, que ainda influenciam a percepção dos consumidores.

Infraestrutura: A instalação de novas fábricas no Brasil gera expectativas de redução de preços e maior facilidade de acesso à assistência técnica. No entanto, a disponibilidade de peças e baterias, assim como a qualidade do pós-venda, ainda são pontos de interrogação. O público brasileiro tem, ao mesmo tempo, cautela e empolgação.

Apesar das dúvidas, os carros chineses também despertam interesse por suas características atrativas

Inovação: Os chineses são reconhecidos por suas inovações tecnológicas, incluindo a tecnologia de veículos elétricos.

Design: A estética e os recursos dos carros chineses impressionam o público br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *