Como identificar desgaste na barra de direção do caminhão

A barra de direção tem como função transmitir o movimento do volante para as rodas e está diretamente relacionada à estabilidade e à dirigibilidade do veículo. Por isso, além de ser importante não descuidar da inspeção preventiva desse componente, é fundamental ficar atento aos sinais de desgaste. “Folga na direção, trepidações no volante, ruídos durante manobras e desgaste irregular dos pneus estão entre os indícios de problemas na barra de direção”, comenta Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Nakata. Ele ressalta que a barra de direção atua em conjunto com outras peças, como terminais, caixa de direção, tirantes e barra lateral, que também devem ser avaliadas e substituídas caso apresentem comprometimento.

Caso a barra de direção necessite de substituição, o especialista adverte: “Somente peças novas e de fabricantes reconhecidos no mercado devem ser utilizadas na reposição”. As folgas na direção também interferem na geometria do sistema, provocando desgaste irregular e prematuro dos pneus.

Leite explica ainda que o tempo de uso, os solventes utilizados na lavagem do veículo e o atrito com materiais da via podem danificar a coifa. Caso ela se rompa, ocorre a perda da graxa lubrificante, além da entrada de impurezas, o que acelera o desgaste do terminal de direção.

A recomendação é realizar revisões periódicas das peças dos sistemas de direção e suspensão e, quando necessário, substituí-las por componentes novos, com as mesmas especificações e qualidade das peças originais.

A Nakata conta com um amplo portfólio de componentes para os sistemas de direção e transmissão, suspensão e motor, atendendo veículos das linhas leve, pesada e motocicletas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *