Como detectar problemas no tambor do freio do veículo

Muito utilizado no freio traseiro do veículo, o sistema a tambor é composto por sapatas ou patins, molas, cilindro, regulador, além do próprio tambor. Parte dos itens de segurança, todos devem estar bom estado para garantir a eficácia na hora da frenagem e não ocasionarem acidentes. Por isso, é importante que motoristas fiquem atentos a qualquer irregularidade durante o acionamento do freio e façam também avaliações periódicas. “Ruídos no freio traseiro pode ser alguma deformidade, desgaste ou até mesmo sujeira”, adverte Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Fremax.

Indícios de problemas no sistema de freio a tambor – Leite explica que, para que a frenagem seja eficiente e não ocorram ruídos, o contato entre as lonas e o tambor deve ser perfeito. “Não pode haver deformidades ou excesso de resíduos dentro do tambor. Além disso, suas dimensões devem estar dentro das especificações indicadas”, ressalta.

Quando uma roda não freia ao acionar o sistema, isso pode indicar problemas no freio a tambor, como desgaste excessivo ou desalinhamento dos componentes internos. Além disso, vazamentos no cilindro de roda também são sinais comuns, comprometendo a eficácia do sistema de frenagem.

Segundo o profissional, o tambor apresenta elevada durabilidade, mas deve ser inspecionado, periodicamente, ou no momento da troca de lonas ou sapatas.

Dica de manutenção – Leite destaca que durante a manutenção será preciso avaliar lonas, cilindro e tambor. No caso de lonas, não podem estar desgastadas ou com graxa e líquido de freio. Nestes casos, precisarão ser trocadas. Com relação ao tambor, será necessário analisar a medida limite de desgaste e se tem irregularidades na superfície. Caso o desgaste esteja acentuado ou houver defeitos na superfície de contato com as sapatas, será preciso substituí-lo para não desgastar prematuramente as lonas novas. Já o cilindro deve ser analisado quanto a vazamento ou travamento dos êmbolos.

Outro detalhe importante é que a roda traseira está conectada ao freio de estacionamento. Portanto, qualquer irregularidade nos componentes, incluindo o tambor, pode comprometer o funcionamento do sistema, tornando-o inoperante ou parcialmente funcional, o que representa um risco significativo para o veículo e seus ocupantes.

A Fremax conta com um amplo portfólio de tambores de freio, desenvolvidos com tecnologias que proporcionam conforto durante a frenagem. Fabricados com liga metálica de alto teor de carbono, os tambores garantem dissipação de calor eficiente, desempenho consistente e maior durabilidade. Além disso, sua qualidade é rigorosamente testada em laboratórios de alto padrão, garantindo confiabilidade e segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *