Com o compromisso de oferecer o maior e mais completo catálogo de amortecedores do mercado para atender as demandas da reposição, a Marelli Cofap Aftermarket ampliou seu portfólio com novos códigos para modelos produzidos a partir de 2023 pela indústria automobilística.
São 49 códigos, dos quais 33 são exclusivos Cofap e atendem carros e comerciais leves das marcas Caoa Chery, Chevrolet, Citroën, Fiat, Honda, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Peugeot, Renault e Volkswagen. Os principais modelos contemplados com esses lançamentos são Caoa Chery Tiggo 5x, Chevrolet Spin e Montana, Citroën C3, Fiat Strada e Fastback, Honda HR-V e City, Mercedes-Benz Sprinter, Mitsubishi Eclipse Cross, Peugeot 2008 e Partner, Renault Kardian, VW Polo Track, além dos pesados VW Constellation, Meteor, Volksbus, Iveco S-Way 480 e chassis de ônibus BYD D9. A rapidez na disponibilidade dos amortecedores Cofap demonstra o sincronismo das áreas envolvidas no desenvolvimento de produtos com a evolução do mercado automotivo brasileiro.
O amortecedor é o principal componente do sistema de suspensão do veículo, cuja função é manter os pneus sempre em contato com o solo, proporcionando as condições ideais de dirigibilidade.
Os componentes internos do amortecedor como tubo de pressão, pistão, molas e válvulas sofrem com a fadiga e o desgaste natural conforme a intensidade do uso. Por isso, devem ser avaliados durante as revisões periódicas e, em casos de danos na estrutura dos tubos, empenamento das hastes ou vazamento de óleo, a recomendação é fazer a troca imediata do amortecedor, independente da quilometragem e sempre aos pares, por eixo, para garantir o equilíbrio da suspensão.
Vale destacar também a ampliação do catálogo para carros elétricos com o lançamento da mola a gás para o BYD Dolphin. A Cofap foi a primeira marca a oferecer amortecedores para carros 100% elétricos no mercado de reposição.
A mola a gás é um dispositivo monotubular pressurizado composto por um tubo e uma haste, entre outros componentes internos. Devido à tecnologia utilizada no processo produtivo e ao know how da Cofap, o produto apresenta vantagens como a manutenção da força inicial praticamente constante mesmo para cursos de grande extensão. Além disso, seu funcionamento é mais suave e não apresenta impactos de fim de curso.
