Fonte: Grupo Eletrolar
A estratégia de vendas diretas da BYD do Brasil para pequenos negócios registrou crescimento acelerado nos últimos meses. O canal saltou de 1.268 veículos vendidos em agosto para 5.378 unidades em dezembro de 2025, uma alta de 324%, segundo dados da própria montadora.
O avanço é atribuído à nova política nacional de vendas diretas, implementada em outubro de 2025, com foco em CNPJs de pequeno porte, microempreendedores, taxistas, produtores rurais e pessoas com deficiência (PCD/PNE). Apenas em dezembro, quase 4 mil unidades dos modelos Dolphin Mini GL, King GL e Song Pro GL foram emplacadas por essa modalidade. As versões são dedicadas ao canal de vendas diretas e produzidas na fábrica de Camaçari (BA).
“Atualmente, o mercado apresenta um equilíbrio maior entre varejo e vendas diretas. Antes da nova estratégia, esse canal representava cerca de 10% das vendas. Em dezembro de 2025, já havia avançado para 30%, e a projeção para 2026 é atingir 50%”, afirma Fábio Lage, diretor comercial da BYD do Brasil.
Em dezembro, a companhia emplacou 15.658 veículos somando vendas diretas e varejo, resultado que colocou a BYD entre as cinco maiores montadoras do país no mês. O volume representa um crescimento de 50% em relação a dezembro de 2024.
No acumulado, a montadora ampliou de forma significativa sua presença no mercado brasileiro. A comparação entre 2023, quando vendeu 17.937 unidades, e 2025, com 111.683 veículos comercializados, indica crescimento de 522%.
Para Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD do Brasil e head comercial e de marketing da BYD Auto, o desempenho confirma o potencial do segmento. “Os microempresários fazem contas detalhadas e enxergam vantagem na eletrificação, tanto pelo custo total de propriedade quanto pela economia com combustível”, afirma.
Produção em Camaçari
A BYD também ultrapassou, em 19 de janeiro, a marca de 20 mil veículos produzidos em seu polo industrial de Camaçari (BA). O volume foi alcançado em cerca de três meses após o início das operações.
A linha final da fábrica opera com ritmo de um veículo por minuto. Atualmente, são produzidos no complexo os modelos Dolphin Mini, King e Song Pro. A montadora prevê a inclusão do Song Plus na linha de montagem nos próximos meses.
