Barra de direção danificada compromete a segurança na condução do caminhão e ônibus

A barra de direção é um dos componentes de segurança de veículos, como caminhões e ônibus, porque está ligada diretamente à dirigibilidade. “A manutenção preventiva para avaliação do componente evita problemas, como o rompimento da barra de direção que deixa o veículo totalmente sem controle em uma situação perigosa que pode provocar acidentes”, alerta Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata.

Revisão garante bom funcionamento da barra de direção

Para que isso não ocorra, a recomendação é checar a barra de direção a cada 10 mil km para ver se há alguma coifa protetora rasgada, empenamento ou se existe folga. O coordenador explica que por motivo de segurança não há como substituir somente a coifa, mas sim o terminal ou a barra de direção.

Como ocorre o desgaste

“Com o tempo de uso ou quando algum objeto como uma pedra se choca com o terminal ou barra a coifa pode sofrer danos bem como a lavagem do veículo com produtos químicos que podem agredir a borracha”, comenta Leite que explica ainda que cortes na coifa levam à perda da graxa lubrificante e permitem a entrada de impurezas, resultando no desgaste acelerado do terminal de direção.

Consequências da folga na barra de direção

Ele ressalta que, quando comprometida, a barra de direção com folga desgasta mais os pneus e compromete a dirigibilidade do veículo. “Além dos problemas citados pode ocorrer o sacamento do pino esférico da caixa do terminal, neste caso, além do alto risco de acidente o veículo terá uma parada inesperada, não programada, resultando em prejuízos com guincho e reparo emergencial, e se for um ônibus, prejuízo aos passageiros”, enfatiza.

Para finalizar, não deixe de fazer as inspeções periódicas das barras de direção seguindo rigorosamente a indicação da montadora do veículo ou a cada 10 mil km, se apresentar qualquer irregularidade a barra deve ser substituída por uma peça nova do mesmo código.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *