Oferecido nas versões para passageiros e carga, veículo multiuso é equipada com uma bateria de 77 kWh que fornece corrente para um motor elétrico de 204 cv
Redação Novo Meio [email protected]
Fotos: Divulgação VW
Uma Kombi para o futuro. E agora elétrica. É assim que a Volkswagen define a novidade apresentada neste mês de março na Alemanha.
Mas o novo veículo multiuso não traz o consagrado nome – que, na verdade, nem nome é: trata-se de uma abreviação da palavra alemã Kombinationfarhzeug, que significa veículo de uso combinado, ou como diz a montadora, multiuso. Então, da próxima vez que você vir uma Kombi circulando por aí já sabe como chamar…
O veículo que chega agora não tem lá um nome muito mais inspirador: senhoras e senhores, conheçam o ID. Buzz. Quem faz as honras da casa e apresenta a novidade é Ralf Brandstätter – o “Brand”? –, presidente e CEO da marca Volkswagen: “O ID. Buzz é um ícone genuíno da era elétrica. Um carro que só a Volkswagen pode construir. Na década de 1950, a Kombi representava uma nova sensação de liberdade automotiva, independência e grande emoção. O ID. Buzz carrega esse estilo de vida e o transfere para o nosso tempo: livre de emissões, sustentável, totalmente conectado e agora pronto para o próximo grande capítulo, a direção autônoma. Com este carro, estamos reunindo os temas centrais da nossa estratégia Accelerate em um produto pela primeira vez”.
Segundo a VW, O ID. Buzz é neutro em emissões de carbono durante o ciclo de vida, desde a fabricação até o transporte. Além disso, o uso de um alto percentual de materiais reciclados e a não-utilização de couro no interior do veículo completam a estratégia sustentável que a Volkswagen implementa com o ID. Buzz e o ID. Buzz Cargo.
ID. Buzz chega em setembro na Europa
As novas versões da icônica Kombi chegarão ao mercado inicialmente em alguns países europeus em setembro deste ano. As vendas antecipadas devem começar em maio. As unidades europeias serão equipadas com uma bateria de 77 kWh. Ela fornece corrente para um motor elétrico de 204 cv, que movimenta o eixo traseiro. A potência de carga, utilizando corrente alternada (AC) é de 11 kW. Com uma tomada CCS, numa estação de carga rápida de corrente contínua (DC), a potência de carga aumenta para até 170 kW. Carregada dessa maneira, o nível da bateria sobe de 5% para 80% em cerca de 30 minutos. Como acontece com todos os modelos da família ID. da Volkswagen, os novos ID. Buzz e ID. Buzz Cargo são tecnicamente baseados na plataforma modular elétrica (MEB) do Grupo Volkswagen.
Os sistemas de assistência da nova linha de modelos proporcionam facilidade de condução e segurança. O ID. Buzz e o ID. Buzz Cargo trazem sistema de alerta local ‘Car2X’, que utiliza sinais de outros veículos e da infraestrutura de transporte para detectar perigos em tempo real. Outros itens presentes são Front Assist e Lane Assist. Com o novo software, novas funções de assistência também estão a caminho. Uma delas é o “Travel Assist com Swarm data”, que facilita a condução parcialmente autônoma em toda a faixa de velocidade e, pela primeira vez, a mudança de faixa assistida na estrada. Outra novidade é a função de memória para estacionamento autônomo em um ambiente salvo anteriormente.
Alta tecnologia com uma grande história.
Sala de estar
Os ocupantes do ID. Buzz têm um ambiente digno de uma sala de estar: cinco pessoas dispõem de amplo espaço para viajar e para levar suas bagagens (com até 1.121 litros de capacidade). Se a segunda fileira de bancos for rebatida, a capacidade de carga sobe para até 2.205 litros. Configurações com seis e sete lugares e distância entre eixos maior virão em médio prazo. Enquanto isso, três bancos na dianteira (alternativamente dois) e uma divisória fixa separando o espaço de carga são itens diferenciados da configuração do ID. Buzz Cargo. A van com emissão zero pode levar dois pallets de tamanho padrão na parte traseira.