Inovação é fator de sobrevivência para as empresas do mercado de reposição

Sob o tema “A inteligência da informação a serviço do mercado”, Seminário da Reposição Automotiva foca as diferentes faces da inovação

Claudio Milan

[email protected]

Aceleração digital, inovação, mudança de mindset e transformação cultural estão entre os assuntos que desafiam o Aftermarket Automotivo em seu processo de adequação a um futuro que vem sendo rapidamente moldado em nossos dias.

Os leitores do Novo Varejo já se acostumaram a receber a cada edição informações consistentes que antecipam tendências e convidam a assumir uma nova postura diante da revolução que estamos experimentando. Embora a pandemia tenha adiantado algumas etapas, a disrupção já se anunciava bem antes da crise sanitária que atingiu o mundo todo no início do ano passado.

Mais uma vez no ambiente virtual, as entidades de representação do mercado brasileiro de manutenção veicular realizaram em 26 de outubro o Seminário da Reposição Automotiva 2021. O evento teve como tema “A inteligência da informação a serviço do mercado” eaconteceu numa data especial, pois, no mesmo dia em 1971, era fundada nas dependências do Grupo Comolatti, em São Paulo, a Ancap – Associação Nacional dos Comércio da Autopeças, que posteriormente se transformaria na Andap – Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças que hoje representa os maiores distribuidores e fabricantes de autopeças do Brasil. “Cinco décadas de história, de incentivo, de apoio e de transformação do mercado de reposição automotiva. E quanta transformação!”, destacou Rodrigo Carneiro, presidente da Andap e coordenador do Seminário este ano. “Nosso setor vem passando por diversos desafios e mudanças ao longo dos últimos anos. E a pandemia veio para intensificar a mais latente delas, a transformação digital. Saber olhar as oportunidades e o legado positivo que a pandemia gerou é um exercício e uma missão desafiadora. Quem conseguir abraçar essa transformação agora certamente sairá na frente”, acrescentou.

Também enviaram mensagens por ocasião da abertura do Seminário os presidentes do Sindirepa Brasil, Antonio Fiola; do Sincopeças-SP, Heber Carvalho; do Sicap, Alcides Acerbi Neto; do Sindipeças, Dan Ioschpe; além do coordenador do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, Elias Mufarej.

Nas páginas a seguir, o Novo Varejo traz a cobertura do evento e, mais do que isso, um conteúdo que pode e deve ser utilizado como apoio e balizador das necessárias ações para que sua empresa entre com força e competência na espiral da inovação que hoje exige atitude firme dos gestores das empresas em todos os setores de atividade econômica nacional e internacional.