Corteco lista cuidados para evitar acidentes em pistas molhadas

Com o período de chuvas em diversas regiões do país, aumentam os riscos de acidentes nas ruas e rodovias. A combinação de pista molhada, visibilidade comprometida e maior tempo de frenagem exige atenção redobrada dos motoristas. Para contribuir com a segurança no trânsito, a Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, reforça algumas orientações para quem precisa dirigir em dias de chuva.

A primeira recomendação é em relação à manutenção preventiva para contribuir com a segurança no trânsito. Antes de pegar a estrada e enfrentar mau tempo, o motorista precisa garantir que o automóvel esteja em plenas condições, mantendo, por exemplo:

  • pneus em dia: verifique os sulcos. Pneus desgastados perdem a capacidade de escoar a água, facilitando a perda de controle;
  • sistema de freios: a revisão periódica garante que a frenagem seja eficiente;
  • visibilidade clara: palhetas de limpador de para-brisa ressecadas não limpam o vidro adequadamente, comprometendo a visão do motorista.

Direção segura X asfalto molhado

Com a chuva, a primeira recomendação é reduzir a velocidade. Em pista molhada, o carro perde aderência, tornando qualquer manobra mais arriscada. Além disso, é crucial aumentar a distância do veículo à frente, já que o tempo necessário para frear o carro em dias de chuva é maior.

Em situações de aquaplanagem, quando o veículo perde contato com o solo devido ao acúmulo de água, a orientação é tirar o pé do acelerador, segurar firme o volante e não frear. A frenagem brusca pode fazer o carro girar ou perder totalmente o controle. O ideal é manter a calma até que os pneus retomem a aderência.

Visibilidade comprometida? Atenção!

Se a intensidade da chuva for alta impactando seriamente a visibilidade, procure um local seguro, como um posto de combustível ou área de parada regulamentada, e aguarde o tempo melhorar. Evite parar no acostamento, a menos que seja uma emergência extrema, para não se tornar um obstáculo invisível para outros condutores.

“Dirigir na chuva exige uma postura mais defensiva e consciente. Pequenas atitudes, como reduzir a velocidade e manter o veículo em boas condições, fazem toda a diferença para evitar acidentes. A prevenção sempre será o melhor caminho para garantir a segurança de todos”, afirma Alexandre Morselli, gerente de Produtos da Corteco.

Para obter mais informações sobre a empresa e seus produtos, basta acessar o site www.corteco.com.br, fazer contato pelo Whatsapp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil). 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *