Ruídos em manobras, folga na direção, pneus com desgaste irregular e instabilidade ao dirigir são alguns dos sinais que podem apontar problemas em pivôs e terminais de direção. “Parte do sistema de direção e suspensão, esses componentes afetam diretamente a estabilidade, o conforto e a dirigibilidade do veículo. Quando comprometidos, podem prejudicar a segurança na condução e causar custos desnecessários na reparação. Por isso, requerem cuidados no momento da manutenção”, afirma Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Nakata.
Para evitar essa situação, o especialista recomenda que, além de ficar atento aos indícios de desgaste das peças, o ideal é que o motorista faça revisão para checagem desses componentes uma vez ao ano. Em casos de veículos que trafegam em vias irregulares ou com sobrecarga, condição não recomendada pela Nakata, a atenção deve ser redobrada.
Passo a passo para inspeção ágil e precisa das condições de pivôs e terminais – Inicialmente, elevar o eixo dianteiro para deixar as rodas livres, antes de começar os testes. Depois, com uma alavanca, aplicar pressão entre o braço da suspensão e a manga de eixo para verificar o estado dos pivôs, observando se há algum movimento de folga ou estalo que possa indicar desgaste. Em seguida, é preciso segurar a roda nas posições 3h e 9h e fazer movimentos de vai e vem para inspecionar os terminais de direção. Ao final, avaliar visualmente se há rachaduras nas coifas ou vazamento de graxa. Caso haja folga ou danos na coifa, os pivôs e terminais devem ser substituídos.
Cuidados ao substituir os componentes – Segundo Leite, na hora da instalação de pivôs e terminais de direção, reparadores devem ter cuidado com alguns detalhes técnicos, entre eles:
- Não reaproveitar porcas e parafusos;
- Verificar o estado do alojamento do pino esférico na contrapeça; caso apresente deformação ou folga, o componente deve ser substituído.
- Seguir o torque recomendado pelo fabricante, pois, quando muito apertado, pode deformar, quebrar ou espanar a rosca, e quando insuficiente compromete a fixação;
- Sempre usar ferramentas adequadas para não prejudicar componentes e, no caso de pivô prensado na bandeja, verificar o estado do alojamento quanto a deformação.
No final do processo, será preciso verificar o alinhamento da direção e, em alguns casos, o balanceamento das rodas. “A montagem incorreta pode danificar peças novas e o alinhamento, além de afetar a dirigibilidade e a durabilidade de outros itens”, adverte.
