O sistema antirruído das pastilhas de freio trazem melhoria para a experiência na direção dos veículos porque foi projetado para absorver a vibração e reduzir o ruído na hora da frenagem, evitando incômodos sonoros que podem ocorrer quando o motorista aciona o pedal de freio.
Segundo Ana Paola Sartori, gerente de operações da Jurid, o antirruído funciona como uma barreira isolante entre a pastilha de freio e a pinça, ajudando a evitar vibrações. “Essa condição acontece porque uma chapa metálica que tem no modelo convencional recebe revestimento de borracha nitrílica fixada nas pastilhas, fazendo um isolamento do barulho”, explica.
A gerente explica que a placa é presa à chapa metálica da peça composta por uma camada de pintura de amortecimento, aço laminado e revestimento emborrachado atua como sistema antirruído. “O motorista sente mais conforto durante as frenagens com essa camada de proteção porque quando a pastilha de freio encontra o disco, ocorre o contato e, consequentemente, as vibrações seguem, podendo se transformar em ruído”, destaca.
As pastilhas com antirruído são desenvolvidas para diminuírem a transmissão de vibrações, suavizando o contato entre pastilha e caliper para reduzir a geração de ruídos de freio.
Mas com relação a desempenho e performance, as pastilhas de freio que possuem antirruído contam com as mesmas condições das convencionais nesses quesitos, assim como sofrem desgaste natural do material de atrito ao entrar em contato com o disco de freio para desacelerar e o veículo parar completamente. “A diferença é que o sistema antirruído continua atuando para reduzir as chances de surgimento de barulho”, acrescenta.
Para conhecer as aplicações das linhas de pastilhas com sistema antirruído, pastilhas convencionais, sapatas de freio e lubrificante, basta acessar o aplicativo da Jurid e baixar https://baixecatalogo.com.br/catalogo/jurid.
