Olhar Digital
Uma startup finlandesa conseguiu arrecadar US$ 11,1 milhões (R$ 60,4 milhões) para financiar uma tecnologia de realidade mista em para-brisas de carros e cabines de aviões. O montante foi aprovado para a Distance Technologies pela GV, empresa de investimentos da Alphabet, que é vinculada ao Google.
Com sede em Helsinque, a startup criou uma ferramenta que permite que o usuário veja objetos digitais 3D sobrepostos em painéis. Qualquer superfície transparente poderia se tornar uma tela de realidade aumentada sem a necessidade de uso de óculos ou qualquer outro dispositivo de experiência imersiva.
Segundo a empresa, o recurso utiliza tecnologia de rastreamento para calcular o campo de luz correto de acordo com a direção do olhar do usuário. Assim, a imagem surge no lugar onde os olhos estão focando naquele momento. O sistema é capaz de criar tamanhos reais com profundidade de pixel “infinita”.
Atualmente, a startup finlandesa tem desenvolvido soluções focadas nos mercados automotivo, aeroespacial e de defesa.
O futuro da realidade aumentada
Apesar dos avanços em testes de eficácia, os investimentos na área ainda são custosos para as empresas de tecnologia – e o preço para o consumidor final é considerado alto. Os dispositivos de realidade aumentada da Apple e da Amazon, por exemplo, têm valores iniciais de US$ 3.500 (R$ 19 mil).
A aplicação de realidade aumentada em painéis automotivos não é exatamente uma novidade. Montadoras já vêm desenvolvendo parcerias para criar os chamados HUDs (heads-up displays), que usam holografia no para-brisa com informações sobre velocidade e combustível, por exemplo, substituindo o painel de controle.