O décimo episódio do videocast “Conversa com o Associado”, transmitido no canal do YouTube da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso, entrevistou Raul Cavalaro, Diretor de Vendas e Marketing da Mann+Hummel, multinacional alemã que está há 70 anos no Brasil, atualmente, com plantas em Indaiatuba/SP, Betim/MG e Sapucaia do Sul/RS, num total aproximado de 1.000 colaboradores no país e 22 mil em 80 localidades no mundo. “Cada vez mais sentimos que é fundamental se tornar uma empresa digital, seja participando de plataformas de mídias sociais para divulgações e campanhas ou na comercialização de produtos e relacionamento com clientes. A empresa está trabalhando nesta direção para sermos ainda mais digitais, o on-line caminha a passos largos”, comentou Cavalaro, sobre a importância da inovação e transformação digital. Ressaltou inclusive o papel desse processo para a capacitação dos profissionais na empresa. “Ou você se adapta e se atualiza ou você acaba fora do cenário da competição, temos que estar prontos para o futuro”, disse.
Durante a entrevista, Cavalaro falou um pouco sobre a história da Mann+Hummel, o importante papel social exercido pela empresa, especialmente, na comunidade local; produtos e portfólio das duas divisões – transporte (OEM e aftermarket) e Life Sciences (ambientes internos, externos, água e ar); estrutura da empresa no Brasil, tendências nos mercados, capacitação, novos combustíveis e tipos de veículos e a filtração, perspectivas, sustentabilidade e os 12 anos do programa Descarte Consciente Abrafiltros, entre outros assuntos.
Adriano Bonazio, gerente de comunicação e Marketing da Abrafiltros e entrevistador do videocast destacou que a Mann teve, não só um papel muito importante nos 18 anos de história da Abrafiltros, em especial com a participação de seu CEO à época Francisco Gomes, hoje presidente da EMBRAER, que contribuiu para a fundação da entidade, mas também está desde o início do processo de implantação do programa de logística reversa dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo. “O Descarte Consciente Abrafiltros é um programa super complexo, mas muito importante para cumprir a agenda ESG”, afirmou Cavalaro, ressaltando também que é preciso e justo que mais empresas venham fazer parte do programa, assim como outros estados, além de São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul que já participam do programa. “A participação das empresas do setor de filtração é essencial não só no programa, mas também na própria Abrafiltros para o amadurecimento do mercado”, acrescentou.
Para conferir na íntegra o “Conversa com o Associado”, que conta com o patrocínio do Grupo Supply Service, basta entrar no link: https://www.youtube.com/watch?v=JS9MQG1l0R0.