Por Danilo Fraga – CEO da Fraga Inteligência Automotiva
Não é novidade que a frota de veículos no Brasil tem se diversificado nos últimos anos. Em nosso mais recente estudo sobre este tema, o processo foi novamente comprovado. Em 1994, os veículos mais populares, ou seja, aqueles que estavam entre as 10 maiores frotas em circulação, representavam 55% do volume de carros leves em circulação. Atualmente, o top 10 representa 32%, e a previsão é que essa participação caia para 28%, conforme o gráfico.
Ao mesmo passo que os carros mais populares perdem relevância no setor, os veículos de cauda longa, ou seja, aqueles que estão acima da posição 31 no ranking de maior relevância, ganham participação no setor. Em 1994, a cauda longa representava apenas 15% da frota em circulação no país, enquanto atualmente já representa 43% e deverá continuar crescendo até 2030. Os desafios trazidos por este fenômeno já foram abordados em algumas oportunidades através desta coluna. Porém, no mais recente estudo, buscamos compreender o fato por outros vieses. Quando analisamos, por exemplo, o fenômeno da pulverização, percebemos que tal mudança no hábito dos condutores segue alguns padrões.
Todos nós pudemos observar o fenômeno de popularidade que os SUVs têm obtido no mercado nacional, e este fenômeno possui relação direta com o processo de pulverização. Em 2020, os SUVs representavam apenas 9,4% da frota brasileira em circulação, enquanto os Hatch representavam 50,36% e os sedans 22,83%. Até 2030, o cenário será bem diferente: os Hatch representarão 39,47% da frota, enquanto os sedans 17,48%, e os SUVs passarão a representar 24,8% do volume em circulação.
Se por um lado o processo de pulverização traz maiores desafios na gestão de portfólio e estoque, por outro, o fenômeno SUV deve aumentar a rentabilidade dos negócios no aftermarket. Para com – provar essa teoria, selecionamos algumas versões de entrada dos carros mais populares de cada uma dessas três categorias, sendo estes da imagem ao lado. Em parceria com a Aftermetrics, startup de pesquisa e inteligência fundada pela Fraga, analisamos o comportamento de preços desses modelos de veículos nos produtos Filtro de Ar, Pastilha de Freio, Discos de Freio e Amortecedor de Suspensão Dianteiro. A seleção desses grupos de produtos foi estratégica, pois são itens com alta competitividade de custos e preços devido à grande demanda por manutenções preventivas e corretivas. As marcas selecionadas para o estudo foram Metal Leve, Tecfil e Wega para filtros; Frasle, Cobreq, TRW, Fremax e Hipper Freios para freios; e Cofap, Monroe e Nakata para amortecedores. Ao todo, foram pesquisados preços de mais de 140 produtos dessas categorias, com uma média de 100 amostras por produto.
Os preços pesquisados incluem impostos e a base de coleta foi o estado de São Paulo. Os resultados deste estudo trazem, de forma estatística, aquilo que se imagina empiricamente: os SUVs, seja pelo valor agregado do veículo, tecnologias específicas das peças ou pela necessidade de maior durabilidade devido ao modo de uso, possuem um ticket médio superior aos veículos hatch e sedans. Isso permite que tanto os agentes comerciais quanto os fabricantes desses produtos recuperem parte da rentabilidade que vem sendo comprometida pela falta de escala produtiva devido ao fenômeno de pulverização da frota.
• Amortecedores: Os preços médios dos amortecedores foram de R$ 971,52 para SUVs, R$ 742,25 para sedans e R$ 742,88 para hatchs. Isso demonstra que os amortecedores para SUVs são 30% mais caros que os para hatchs.
• Discos de Freio: Nos discos de freio, os SUVs apresentaram um preço médio de R$ 198,63, enquanto os hatchs tiveram um preço médio de R$ 101,97 e os sedans R$ 120,28. Os discos de freio para SUVs são 94,78% mais caros que os para hatchs.
• Pastilhas de Freio Dianteiras: As pastilhas de freio diantei – ras apresentaram um preço médio de R$ 40,40 para SUVs, R$ 24,15 para hatchs e R$ 27,86 para sedans. As pastilhas para SUVs são 123,27% mais caras que as para hatchs.
• Filtros de Ar: Os filtros de ar custam em média R$ 40,40 para SUVs, R$ 24,15 para hatchs e R$ 27,86 para sedans, com os preços para SUVs sendo 67,25% maiores que os para hatchs. Veja mais detalhes do estudo no infográfico abaixo com os de – talhes por produtos e marcas. Este material comprova que, mesmo diante de desafios, o merca – do de reposição oferece oportunidades estratégicas para aqueles que possuem um DNA voltado a entender a demanda e a dinâmica do mercado baseado em dados e fatos. A diversificação da frota e o aumento da popularidade dos SUVs indicam que o mercado de reposição precisa se adaptar rapidamente às novas realidades, oferecendo produtos e serviços que atendam a uma gama cada vez mais ampla de veículos sem comprometer a rentabilidade dos negócios.
Para os profissionais do setor, a chave do sucesso está em manter – -se atualizado com as tendências e dados do mercado, utilizando informações precisas para orientar suas estratégias de estoque, marketing e vendas. A parceria com empresas de inteligência de mercado, como a Fraga e a Aftermetrics, pode fornecer insights valiosos que ajudam a identificar oportunidades e superar desafios. Convido todos os interessados a acessarem o material completo do estudo através do contato Whatsapp (19) 97118.1895. Além disso, estudos como este podem ser desenvolvidos assinando o Aftermetrics, garantindo acesso a análises detalhadas e dados atualizados que podem transformar a gestão e a estratégia de negócios no mercado de reposição.
Para os profissionais do setor, a chave do sucesso está em manter – -se atualizado com as tendências e dados do mercado, utilizando informações precisas para orientar suas estratégias de estoque, marketing e vendas. A parceria com empresas de inteligência de mercado, como a Fraga e a Aftermetrics, pode fornecer insights valiosos que ajudam a identificar oportunidades e superar desafios. Convido todos os interessados a acessarem o material completo do estudo através do contato Whatsapp (19) 97118.1895. Além disso, estudos como este podem ser desenvolvidos assinando o Aftermetrics, garantindo acesso a análises detalhadas e dados atualizados que podem transformar a gestão e a estratégia de negócios no mercado de reposição.